F. P. B. (Família Padrão Brasileira) [crônica]

O pior sintoma da decadência é o desespero. Decadente todos estamos. Mas nem todos estamos desesperados. Olhando por um determinado ponto de vista, manter as aparências não significa necessariamente arrogância ou hipocrisia. Manter as aparências pode ser uma forma de não ficar louco. Um motivo para continuar. Alguns mantêm a aparência para si mesmo. Para que alguma coisa ainda seja tão boa como foi um dia.

 

 

Não vou dizer que para maioria é assim. Mas a quantidade de famílias que vivem nesta situação não é nem um pouco pequena.

 

 

A mãe esta gorda. Sofre de pressão alta. Trabalha meio período por um salário miserável. Não gosta da vida que tem. Quando não esta do lado de parentes ou amigos, reclama o tempo todo. Do lados deles chama a todos de querida ou querido. Chora de desespero na mesa de almoço de domingo. Não transa há décadas (literalmente). Passa horas no telefone reclamando da vida com a mãe. É corna. Fala que os filhos não ligam pra ela.

 

 

O pai é um frustrado. Gostaria de nunca ter se casado. Trabalha feito um louco e tem o nome sujo. Tem um carro velho e fudido. Transa com prostitutas baratas e vai a hotéis baratos. Não gosta da comida da mulher. Não sabe a idade dos filhos. Toma cerveja vagabunda. Usa o mesmo paletó há anos. Fica assistindo televisão com a mulher no domingo. Também tem pressão alta.

 

 

A filha é uma vadia mirim. Namora um vagabundo. Usa todo tipo de droga. Usa roupas estranhas. Mal fala com os pais. Tem vergonha deles. Passa a maior parte do tempo no telefone. Estuda em uma escola pública e não consegue passar do segundo colegial. Trabalha como garçonete (sic).

 

 

O filho só anda de preto. Não trabalha. Largou a escola. Agride verbalmente, e às vezes fisicamente, os pais porque eles não têm grana. Também usa todo tipo de droga. É alcoólatra. Escuta uma musica ruim e barulhenta num volume espantável. Vive fedendo porque não toma banho. Leva vadias para casa.

 

 

É neste ambiente feliz e saudável que alguns vivem. O que mais da pra salvar ai além das aparências?

Anúncios